O evento

Fundado em abril de 2010, o Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos – LIEJA - constitui-se em um espaço intra e interinstitucional de ações voltadas à área da Educação de Jovens e Adultos. Suas atividades são marcadas por ações de cunho acadêmico e político que pretendem, entre outros objetivos, sistematizar e produzir conhecimento científico em EJA a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão; elaborar subsídios teórico-metodológicos visando à formação de professores de EJA comprometidos com projetos emancipatórios de sociedade, nos quais o compromisso com a Educação Básica e a escola pública tenha relevância; articular uma rede de escolas públicas por meio do desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e políticas.

Em 2013, entre os dias 30 e 31 de agosto, o LIEJA promoveu sua primeira jornada científica com o tema Sujeitos, saberes e práticas da Educação de Jovens e Adultos. Realizado no campus da Praia Vermelha, o evento contou com a participação de mais de 120 pesquisadores e educadores.

Em 2015, entre os dias 29 e 30 de outubro, foi realizado o 1° Seminário do LIEJA, tendo como tema central A formação do professor da Educação de Jovens e Adultos: desafios e lições da/na Educação Popular. A conferência de abertura contou com a participação do Professor Miguel Arroyo (UFMG) e a de encerramento com a presença da Professora Sônia Rummert (UFF). Em sua estrutura organizacional previu seis espaços de diálogo (ED), grupos temáticos caracterizados pela apresentação de trabalhos de professores que compõem o quadro do LIEJA, de seus estudantes e orientandos da graduação e pós-graduação, bem como do público externo, prioritariamente composto por professores da EJA atuantes nas redes públicas de ensino do estado do Rio de Janeiro. O 1º SELIEJA contou com a participação de 170 pesquisadores e educadores.

Entre os dias 19 e 20 de maio de 2017, foi realizado o 2º SELIEJAA conferência de abertura contou com a participação do Professora Analise da Silva (UFMG) e a de encerramento com a presença da Professora Mônica Peregrino (UNIRIO). Dando continuidade aos debates e reflexões efetivados nas edições anteriores e com a intenção de se consolidar como evento científico regular no cenário acadêmico do estado do Rio de Janeiro, a segunda edição do Seminário ampliou seu público para um quantitativo de 250 participantes, entre professores, gestores, pesquisadores e educandos da EJA de diversos municípios do estado. O tema Educação de Jovens e Adultos em tempos de destituição de direitos refletia o momento de implementação das contrarreformas na educação brasileira pautadas pela retração de políticas referenciadas no direito à educação, na diversidade e na qualidade social.

Diante do momento político pelo qual o país atravessava em 2019, marcado pelo avanço de forças conservadoras, o 3° SELIEJA, foi realizado entre os dias 23 e 25 de maio de 2019, trazendo como tema desencadeador Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos: entre inquietações, retrocessos e resistências. Nesta edição, o evento contou com uma inovação em relação às edições anteriores ao incluir mais um dia em sua programação. Com isso, ampliou-se as possibilidades de discussão e reflexão a partir da realização de duas atividades culturais: a apresentação, com debate, de um filme cuja temática gira em torno da juventude na EJA e o lançamento de livros da área.

Com a frequência bianual interrompida em função da pandemia do SARS-CoV-2, o SELIEJA chega à sua quarta edição em uma conjuntura política diferente da edição anterior. Depois de quatro anos de retrocessos nas políticas de EJA em nível nacional, a esperança retorna junto à certeza de que é preciso reforçar a luta pelo reconhecimento da EJA como direito e da necessidade de políticas públicas permanentes e pautadas na perspectiva crítica e emancipadora. Por isso, o 4° SELIEJA tem como temática a Reafirmação de funções e conceitos da EJA em tempos de reconstrução da educação nacional.  Nossa intenção é que entre os dias 10 e 12 de agosto de 2023 possamos debater os caminhos a serem tomados à luz de análises sobre o passado recente. 

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ENCONTRAM-SE DISPONÍVEIS OS ANAIS ELETRÔNICOS DO 4º SELIEJA

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