Coordenadora: Profª Drª Ana Paula Moura – UFRJ
Esse Espaço de Discussão tem como objetivo discutir aspectos relacionados à construção da identidade do docente da EJA, enfatizando os documentos legais que fazem referência à EJA e os processos deformação inicial e continuada de professores. Para isso, buscaremos abordar o tratamento recebido pela EJA nos cursos de licenciaturas e a necessidade de que esta atenda às especificidades da EJA. O ED procura ainda trazer para socialização e reflexão os diferentes processos de formação continuada e os percursos formativos trilhados pelos participantes em sua trajetória docente.
ED2: Linguagens, EJA e Relações Étnico-Raciais
Coordenadora: Profª Drª Marta Lima de Sousa - UFRJ
Discutiremos, com base nas especificidades da EJA, estudos e pesquisas que focalizem a linguagem (escrita e oral); práticas relativas à escrita, à leitura e à oralidade desde a alfabetização ao ensino médio no sentido de potencializar a escrita, a leitura e a voz de seus sujeitos; e a linguagem como uma marca de poder que conforma as relações étnico-raciais: discursos e relações étnico-raciais, descolonização didática e letramentos de reexistência (Souza, 2009) para a produção de relações mais humanas, antirracistas, emancipadoras e democráticas.
ED3: Políticas de Currículo em EJA: alteridade e sentidos em disputa
Coordenadora: Profª Drª Adriana Barbosa- UFF
Nesse Espaço de Diálogo temos como objetivo propiciar reflexões sobre as políticas de currículo no âmbito da EJA, englobando a produção de documentos curriculares oficiais, o currículo praticado por educadores, bem como ações e experiências curriculares em projetos de educação popular. Temos como foco a análise das concepções de EJA presentes em propostas e práticas curriculares, assim como os sentidos em disputa na arena política atuante na significação que constitui o conhecimento escolar, problematizando os seguintes temas: propostas curriculares oficiais para a EJA; currículo e prática docente nos espaços formais de educação e na educação popular; a reforma do Ensino Médio; o ENCCEJA; as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Resolução nº 1, de 28 de maio de 2021) ao seu alinhamento à BNCC, educação a Distância e seus impactos na EJA.
ED4: Educação de Jovens e Adultos no pós pandemia: resistências políticas e pedagógicas
Coordenadora: Prof.ª Drª Alessandra Nicodemos - UFRJ
Este Espaço de Diálogo tem como intenção congregar estudos, pesquisas e experiências escolares e não escolares relacionadas aos impactos dos processos de educação remota implementados durante a pandemia da COVID-19 na Educação de Jovens e Adultos, bem como contextos posteriores, ainda afetados pelo fenômeno. Em que pese as contradições presentes e vivenciadas nos ensaios de educação remota em contexto pandêmico, se torna relevante suscitar o debate de tal experiência, revelando e problematizando aspectos políticos e pedagógicos vivenciados por educadores, educandos e gestores no último triênio.
ED5: Mundo do Trabalho e Educação Profissional na Educação de Jovens e Adultos
Coordenadora: Profª Drª Jaqueline Ventura -UFF
Nesse Espaço de Diálogo do SELIEJA refletiremos sobre a educação básica e profissional da classe trabalhadora. O objetivo é reunir trabalhos que discutam a Educação de Jovens e Adultos à luz da relação Trabalho-Educação, discutindo as questões educacionais a partir de seus nexos com a sociedade e as classes fundamentais que a constituem, sem ignorar a heterogeneidade que lhes é inerente. Partimos da compreensão de que desde a antiguidade há estreita relação entre o mundo do trabalho e a educação. Isso porque o trabalho, enquanto forma de produção da existência, constitui a base fundamental da formação do ser humano como ser social. O trabalho, assim entendido é fundamental porque para além de suas dimensões históricas (trabalho comunal, trabalho escravo, trabalho servil ou na forma contemporânea de mercadoria) ele apresenta uma dimensão ontológica, por seu caráter mediador da relação entre os seres humanos e a natureza. Nessa relação são vivenciados processos de formação humana, uma vez que os seres humanos, ao transformarem o mundo visando à produção da vida, transformam necessariamente a si mesmos e à sociedade que constituem. Essa perspectiva explicita a relação dialética entre o mundo do trabalho e a educação/formação profissional de jovens e adultos. Em decorrência, este ED inclui temas, como o trabalho como princípio educativo; as relações entre os processos produtivos e formativos; os projetos de EJA e/ou educação profissional associados à conformação social ou à emancipação humana; EJA e Economia Popular Solidária; A EJA articulada a Educação profissional; as concepções e práticas da EJA e Educação Profissional em diferentes projetos de sociedade; dentre outros temas a temática central do Espaço de Discussão.
ED6: Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos
Coordenadores: Prof. Dr. Enio Serra e Profª Drª Rosangela Carrilo Moreno – UFRJ
Nesse Espaço de Diálogo as políticas públicas em Educação de Jovens e Adultos são compreendidas em suas múltiplas dimensões, isto é, tanto no que se refere às ações do Estado, às leis e às normativas quanto na perspectiva dos territórios do cotidiano vivenciados pelos diferentes segmentos que compõem a EJA: estudantes, docentes, militantes de movimentos sociais, gestão educacional, entre outros. Nesse sentido, os contextos sociais, históricos e espaciais que configuram as políticas educacionais serão
privilegiados nas reflexões e discussões. Além disso, o ED pretende trazer para o centro do debate tanto a análise dos projetos de dominação e hegemonia quanto as resistências contra hegemônicas que se desenvolvem desde o chão da escola até as entidades organizativas da sociedade civil. Por essa razão, serão consideradas reflexões em torno das ações e inações do Estado, da política cotidiana das escolas, das lutas sociais, dos projetos de educação popular, bem como das propostas que tentam superar as desigualdades educacionais rumo à garantida do direito de todas e todos à educação.
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